Santa Maria

Sindilojas entrega proposta sobre abertura em feriados ao Sindicato dos Comerciários

Deni Zolin

Foto: Arquivo Pessoal

Após uma reunião da comissão do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) de Santa Maria que trata da negociação da convenção coletiva, foi enviada, ao Sindicato dos Comerciários, a proposta para abertura em feriados na cidade. Segundo o presidente do Sindilojas, Ademir José da Costa, a entidade propôs um "pacote" básico com a abertura em seis feriados em que deve haver maior movimento, que poderá ser adotado por todos os lojistas. A abertura em todos os feriados do ano é uma exigência da rede catarinense Havan para se instalar na cidade.

As datas propostas são:

  • 17 de maio (aniversário de Santa Maria)
  • 20 de junho (Corpus Christi),
  • 7 de setembro (Dia da Pátria)
  • 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia da Criança)
  • 15 de novembro (Proclamação da República
  • 8 de dezembro (Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Maria, padroeira de Santa Maria)

O lojista que decidir abrir nesses feriados terá de dar uma folga em compensação e ainda pagar um bônus ao funcionário por feriado trabalhado. Já os lojistas que quiserem abrir também em outros cinco feriados do ano precisarão pagar um bônus com "valor bem maior", segundo Costa. Ele preferiu não divulgar ainda os valores para não atrapalhar as negociações.

O presidente do Sindilojas diz que, na negociação, a entidade defenderá que cada lojista tenha total liberdade para decidir em quais feriados quer abrir, pagando bônus só naqueles em que os trabalhadores comparecerem. Porém, Costa admite que essa ideia poderá ter resistência por parte do Sindicato dos Comerciários. Existe ainda possibilidade de que seja exigido que o lojista decida:

  1. Não abrirá em nenhum feriado
  2. Escolher abrir nos seis feriados propostos
  3. Decidir abrir nos 11 feriados

Qual a proposta do Sindilojas para viabilizar a vinda da Havan para Santa Maria

Além disso, é possível que o Sindicato dos Comerciários não aceite o calendário de feriados proposto pelo Sindilojas. Em anos anteriores, a entidade dos trabalhadores não aceitou que houvesse abertura no Dia do Gaúcho e no Dia de Finados, por exemplo, que são datas propostas pelo sindicato patronal no calendário dos 11 feriados. Essa proposta inclui também a terça-feira de Carnaval, apesar de não ser um feriado oficial.

Segundo Costa, a expectativa é que o Sindicato dos Comerciários dê uma resposta até amanhã. Talvez seja necessário haver uma nova reunião entre as duas entidades para bater o martelo em um pré-acordo, que depois precisará passar pelas assembleias de lojistas e de comerciários.

O prazo dado pela Havan para que haja acordo pela abertura em feriados e para que anuncie a abertura da loja na cidade acaba na próxima terça, dia 12. Costa acredita que haverá entendimento com os comerciários e que essa data não preocupa o Sindilojas, podendo haver um pré-acordo um pouco depois desse prazo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Veja os contemplados no programa Nota Fiscal Gaúcha de fevereiro Anterior

Veja os contemplados no programa Nota Fiscal Gaúcha de fevereiro

Tabela do Imposto de Renda está 95% defasada Próximo

Tabela do Imposto de Renda está 95% defasada

Economia